Ricardo Guimarães traz os números e índices divulgados sobre as Olimpíadas Rio 2016

estampa_2_rio_2016

Com a aproximação dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, que serão realizados em agosto, os números finais envolvidos na realização do evento começam a tomar formas definitivas. O presidente do Banco BMG, Ricardo Guimarães, destaca o balanço feito pela Autoridade Pública Olímpica, realizada no final do mês de janeiro.

A Autoridade Pública Olímpica é responsável por organizar as ações do governo em relação ao planejamento e entrega das obras e serviços necessários para a realização dos Jogos Olímpicos. Na quarta atualização da Matriz de Responsabilidade dos Jogos, a organização mostrou que 100% dos projetos possuem orçamento previsto, já estão em execução e têm definidos os prazos de conclusão. Ao todo são 47 projetos na matriz, lembra Ricardo Guimarães, presidente do Banco BMG, que aponta também que o setor privado é responsável por mais de 60% dos investimentos nos Jogos, de acordo com o balanço da Autoridade Pública Olímpica.

Entre as obras, o circuito de canoagem slalom e a pista de mountain bike, ambas em Deodoro, foram entregues antes do prazo final de conclusão. Ainda em Deodoro, também estão prontos o Centro Olímpico de BMX e os campos de hóquei sobre grama. No Parque Olímpico, a Arena do Futuro e a Arena Carioca 1 também já foram concluídas, assim como o campo de golfe, na Barra. O presidente do Banco BMG, Ricardo Guimarães, cita a declaração do presidente da Autoridade Pública Olímpica de que todos os locais de competições, incluindo os mais atrasados, estarão prontos a tempo dos eventos-testes. Segundo o balanço oficial do fim de janeiro, a obra com situação mais crítica é o Velódromo, com 80% de conclusão.

Ainda em relação à quarta atualização da Matriz de Responsabilidade dos Jogos, o custo das Olimpíadas tiveram um aumento de 400 milhões de reais no orçamento em relação ao balanço de agosto de 2015. Isso deve-se ao fato de que arquibancadas temporárias e aluguel de geradores de energia para as arenas ainda não haviam sido orçados, lembra Ricardo Guimarães, do Banco BMG, ao citar a informação do RJTV.

Em entrevista coletiva, o presidente da Autoridade Pública Olímpica, Marcelo Pedroso, falou que a Matriz de Responsabilidade lançada em janeiro já traz números que devem ser semelhantes aos finais. Pedroso também ressaltou que os governos conseguiram atingir o objetivo de ter uma participação privada significativa no projeto. Ricardo Guimarães, do Banco BMG, também lembra a declaração dada por Marcelo Predroso de que o tratamento dado à participação da iniciativa privada na viabilização dos Jogos Olímpicos possui um caráter inovador entre todas as sedes anteriores. Em uma comparação feita pelo prefeito Eduardo Paes, por exemplo, somente o Estádio Olímpicos de Londres teve um valor maior do que todas as arenas dos Jogos do Rio 2016 juntas.

Os Jogos Olímpicos do Rio serão a primeira Olimpíada realizada na América do Sul. A cerimônia de abertura acontecerá no dia 5 de agosto, enquanto o encerramento ocorre no dia 21 do mesmo mês. São esperados mais de 10.500 atletas das 206 nações reconhecidas pelo Comitê Olímpico Internacional.
Fonte: G1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s