A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou no dia 10 de março a tabela da Série A do Campeonato Brasileiro de 2016. A competição, que reúne 20 clubes, terá início em 14 de maio, reporta Ricardo Guimarães, executivo à frente do Banco BMG.
Na primeira rodada, que ocorre apenas uma semana depois do término dos campeonatos estaduais, o atual campeão Corinthians joga em casa contra o Grêmio. Destaque também para o confronto entre Atlético Mineiro e Santos, em que o atacante atleticano Robinho ficará frente a frente com a ex-equipe pela primeira vez desde a volta para o Brasil.
Internacional e Chapecoense fazem o duelo do sul do país na rodada de abertura, enquanto os nordestinos Santa Cruz e Vitória se enfrentam em Pernambuco, lembra Ricardo Guimarães, presidente do Banco BMG. A segunda rodada ocorre no final de semana seguinte, entre os dias 21 e 22 de maio, com São Paulo contra Internacional como um dos destaques.
Ricardo Guimarães, do Banco BMG, aponta ainda que os primeiros clássicos ocorrem na quarta rodada do torneio, com o Fluminense enfrentando o Botafogo. Na sétima rodada Palmeiras e Corinthians fazem o duelo paulista, enquanto Cruzeiro e Atlético Mineiro duelam em Minas Gerais.
A tabela foi apresentada em um Congresso Técnico da CBF, que reuniu representantes de oito federações estaduais. Por enquanto, apenas os confrontos e dias das rodadas foram divulgados. Segundo a CBF, as datas e horários detalhados serão revelados em breve, de acordo com a distribuição dos jogos para atender à programação de televisão, prevista em contrato.
No Congresso Técnico também foi discutida a proposta da CBF que visa proibir que um técnico dirija um time depois de completar sete jogos no comando de outro na competição. A medida seria para evitar as trocas constantes de treinadores, mas não foi bem recebida pelos clubes. Outra sugestão que não teve boa aceitação foi a de antecipar o fechamento do período de inscrição de novos atletas, reporta Ricardo Guimarães do BMG.
As 19 rodadas do primeiro turno seguem até o dia 7 de agosto, para então ter início o returno. A competição não será paralisada durante os Jogos Olímpicos, que ocorrem no mês de agosto, no Rio de Janeiro. No entanto, os estádios do Maracanã e Engenhão, por exemplo, estarão fechados para jogos de clubes durante o período. O mesmo deve ocorrer com a Arena Corinthians, Mineirão e Salvador, mas com intervalo de tempo menor.
Antes das Olimpíadas ainda haverá a Copa América do Centenário, que ocorre entre os dias 3 e 26 de junho. A competição ocorrerá em solo norte-americano, mas possíveis convocações de jogadores brasileiros podem impactar nos clubes, já que o Brasileirão também não será paralisado durante a competição, comenta Guimarães.
A última rodada do Campeonato Brasileiro de 2016 – que pode ser decisiva para a disputa do título, vagas na Libertadores e na luta contra o rebaixamento – terá o Corinthians visitando o Cruzeiro, além de Atlético Paranaense x Flamengo, Grêmio x Botafogo, Vitória x Palmeiras, Fluminense x Internacional e Chapecoense x Atlético Mineiro.
Fonte: Globo Esporte