Empreendedorismo por Ricardo Guimarães: 10 empreendedores que mudaram a história

Empreender exige muito trabalho e, muitas vezes, as condições não parecem ideais para o sucesso. Ricardo Guimarães, presidente do Banco BMG, cita 10 empreendedores que se tornaram histórias inspiradoras de realização profissional.

1. Howard Schultz (Starbucks)

Schultz foi o primeiro de sua família a cursar nível superior. Tornou-se diretor de marketing de uma cafeteria chamada Starbucks, que depois viria a comprar e transformar em franquia internacional. “Schultz costuma dizer que a inspiração para o negócio vem do ar intimista dos cafés italianos”, comenta o presidente do Banco BMG.

2. Bill Hewlett e Dave Packard (Hewlett-Packard)

Amigos que se conheceram no curso de engenharia, abriram um pequeno escritório na garagem de Packard. A empresa, como lembra Ricardo Guimarães, começou com um investimento de apenas 538 dólares e já forneceu desde equipamentos para a Segunda Guerra Mundial até computadores pessoais.

3. Alberto Saraiva (Habib’s)

Os pais de Saraiva levavam uma vida simples em uma aldeia chamada Veloza, em Portugal, e vieram para o Brasil pouco depois de seu nascimento à procura de uma vida melhor. Seu pai, dono de uma padaria, foi assassinado durante um roubo e Saraiva assumiu o negócio em seu lugar. A padaria tornou-se um negócio de comida árabe que hoje possui unidades em todo o Brasil.

4. Henry Ford (Ford)

Ford trabalhou com Thomas Edison, mas seu sonho era construir uma “carruagem que não fosse movida a cavalos”, objetivo que concretizou em 1896 com a invenção do “Ford Quadrycicle”, que deu início à Ford Motor Company. O presidente do Banco BMG recorda o fato de que “Em 1922, metade dos carros dos Estados Unidos eram modelos Ford”.

5. Jan Koum (WhatsApp)

Nascido em um pequeno vilarejo na Ucrânia, Jan Koum aprendeu a usar um computador antes mesmo de comprar seu primeiro, aos 19 anos. Após nove anos trabalhando para a Yahoo!, Koum desenvolveu um aplicativo de mensagens. Ricardo Guimarães aponta o fato de que Koum havia sido recusado para uma vaga no Facebook, empresa que viria a comprar seu aplicativo futuramente.

6. J. K. Rowling (Harry Potter)

Hoje uma das mulheres mais ricas do Reino Unido, Rowling escreveu seu primeiro sucesso mundial em uma situação financeira que ela mesma descreve como sendo “o mais pobre possível sem ser uma sem-teto”. Rowling enviou sua obra para 12 editoras diferentes até ser aceita pela Bloomsbury, lembra o presidente do Banco BMG.

7. José Janguiê Bezerra Diniz (SER Educacional)

José Diniz começou como engraxate aos oitos anos de idade e hoje é dono de um dos maiores grupos educacionais do nordeste. Começou um negócio educacional em 1994 que mais tarde viria a se chamar SER Educacional, com foco em oferecer estudo para pessoas de média e baixa renda.

8. Larry Ellison (Oracle)

Após desistir de duas faculdades, Ellison fundou uma companhia de desenvolvimento em 1977 com apenas 1,2 mil dólares. Mesmo com o declínio da empresa nos anos 90, a Oracle se reergueu e hoje Ellison é “o quinto homem mais rico de mundo”, diz Ricardo Guimarães, citando o ranking da Forbes.

9. Ralph Lauren

Ex-vendedor da Brooks Brothers, Ralph Lauren se inspirou em uma partida de polo e enxergou um público-alvo em potencial na alta sociedade. O presidente do Banco BMG cita o dado de que, em seu primeiro ano, a marca Ralph Lauren vendeu o equivalente a 500 mil dólares.

10. Steve Jobs

Um dos maiores ícones do empreendedorismo, Jobs é filho de dois estudantes e foi colocado para adoção ao nascer. “O investimento inicial para fundar a Apple Computer, em 1976, foi adquirido com a venda de uma Kombi e uma calculadora HP.”, lembra Ricardo Guimarães.

Fonte: Exame

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s