Ricardo Guimarães cita as frases do cinema que inspiram os empreendedores, segundo a Exame

Ricardo Guimarães, presidente do Banco BMG, nos convida a refletir sobre 10 frases de cinema para inspirar empreendedores. O cinema, como os livros, a pintura, a música e a arte como um todo, sempre está refletindo a realidade do mundo, o homem não consegue criar coisas das quais ele não tenha um mínimo de conhecimento. Mesmo quando fantasia a realidade do mundo, da vida das pessoas vai aparecer a realidade.

Estas 10 frases, indicadas pela Exame.com e aqui reportadas por Ricardo Guimarães, sempre tem uma verdade em seu teor, mesmo que sejam de filmes ficcionais. Para o empreendedor que é o foco de Ricardo Guimarães, presidente do Banco BMG, são frases inspiradoras que trazem à tona a realidade da vida comparando-se aos problemas que o empreendedor deve enfrentar.

“O mundo não te deve nada”, de Joy

O Nome do Sucesso é uma verdadeira chacoalhada para aqueles que ficam esperando as coisas acontecerem como se o mundo girasse ao redor deles próprios. O empreendedor não pode esperar nada de ninguém, deve ter o controle de tudo que faz, senão seu negócio será como montar um cavalo bravo sem rédeas, correndo sem direção.

“Não há liberdade sem sacrifício”, de O Senhor dos Anéis

O Retorno do Rei. O preço da liberdade é a eterna vigilância, já disse algum libertário. Para que o empreendedor seja respeitado no mercado ele precisa, também, respeitar seus concorrentes, seus fornecedores, enfim, respeitar todo aquele que faz parte do seu mundo comercial, de seu mundo de negócios. Escolher livremente os caminhos que deve trilhar é o grande desafio do empreendedor de sucesso e que, com certeza, nos momentos de decisão de Ricardo Guimarães, presidente do Banco BMG, que nos convida a essas reflexões, deve ter pesado muito. Ter a liberdade de poder decidir é fundamental para o bom empreendedor.

Outra característica fundamental é a insistência, como a história do rato de Prenda-me se for Capaz. Acreditar no que faz e persistir até o fim é o que deve mover os empreendedores que desejam vencer. Nada é fácil mesmo, trabalhar arduamente para obter resultado e quando obtiver, trabalhar mais ainda é a receita do sucesso no empreendedorismo.

O tempo. Nosso tempo esvai-se como areia em mão com dedos abertos. Assim como o tempo é nosso algoz, é também nosso companheiro. A relação tempo-espaço é o aquário em que vivemos criando um mundo novo. Tudo está a nosso dispor, a qualquer momento podemos virar o jogo, todas as possibilidades estão entre nós. O bom empreendedor tem que acreditar nisso sempre. Acreditar que tudo é possível tudo é mutável. O que hoje parecia impossível, amanhã nos surpreende com tal facilidade que nos deixa boquiabertos. “Cada minuto que passa é uma chance para mudar tudo para sempre” de Vanilla Sky.

E finalmente, neste desafio proposto por Ricardo Guimarães, presidente do Banco BMG, a frase chave do empreendedor:

“Tentar não. Faça ou não faça. Não existe tentar.”, de Star Wars – O Império Contra Ataca

Para ser um empreendedor de sucesso, não existe mesmo tentar. Tudo já foi programado. Agora é fazer. Realizar, fazer a bola correr antes do final do jogo. Antes do final da vida.

Fonte: Exame 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s