O LinkedIn vem ganhando espaço no mundo dos negócios nos últimos tempos. Prova disso é o aumento no número de usuários e as frequentes pesquisas sobre o mercado de trabalho, destaca o empresário brasileiro Ricardo Guimarães, presidente do banco BMG. Destinada aos profissionais do mercado de trabalho, a rede social oferece possibilidades de criar conexões com pessoas importantes de áreas de atuação específicas. Além de encontrar oportunidades e possibilidades de trabalho, os usuários também podem ler e compartilhar dicas e notícias referentes ao ramo em que atuam.
A cada dia, o LinkedIn está sendo cada vez mais utilizado pelas organizações com a finalidade principal de recrutar profissionais que estão disponíveis no mercado. Recentemente a revista Exame replicou uma análise feita pela rede social das competências mais procuradas pelas empresas no ano de 2015, que é reportada pelo empresário Ricardo Guimarães, do banco BMG.
Nesta análise, o LinkedIn levantou as competências por meio das palavras-chave mais utilizadas pelos recrutadores durante 2015. As informações são oriundas de nove países, dentre eles estão Brasil, Estados Unidos e França. Como resultado da análise, a rede social chegou a uma lista com 25 competências. No Brasil, a competência mais requerida no ano foi a de análise estatística e mineração de dados, competência esta que também ocupou a segunda colocação no ranking mundial, reporta Ricardo Guimarães, do banco BMG.
Também estão super valorizados os profissionais que atuam na área de Recursos Humanos, mais especificamente com foco em benefícios e remuneração. Segundo a Exame, a busca por estes profissionais cresceu 15% em 2015, destaca Ricardo Guimarães do BMG. Os profissionais de recrutamento, por sua vez, não vivem um bom momento. Com a redução de contratações devido à instabilidade econômica do país, a busca por estes especialistas caiu cerca de 14%. Outras competências que também vem ganhando muita importância nas organizações são as de políticas públicas, retenção de talentos, ética e transparência, direito empresarial e desenvolvimento de novos negócios, reporta o executivo do banco BMG.
Elaborada pelo LinkedIn, a lista das 25 competências mais procuradas pelas empresas do Brasil merece grande destaque. Ricardo Guimarães replicou a lista na íntegra. Confira:
As 25 competências mais procuradas pelas empresas brasileiras em 2015, pelo LinkedIn:
- Análise estatística e mineração de dados
- Desenvolvimento mobile
- Segurança de Qualidade (QA) de software e teste de usabilidade
- Logística
- Arquitetura da web e frameworks de desenvolvimento
- Middleware e softwares de integração
- Engenharia e armazenamento de dados
- Segurança da informação
- Recursos Humanos (benefícios e compensações)
- Direito empresarial e governança
- Segurança no trabalho
- Design de interfaces
- Desenvolvimento de aplicativos para Microsoft
- Business Intelligence
- Sistema de Controle de Revisão (SCR)
- Recrutamento
- Políticas públicas e relações internacionais
- Engenharia de materiais
- Perl/Python/Ruby
- Desenvolvimento em Java
- Desenvolvimento de negócios e gestão de relacionamento
- Marketing em mídias sociais
- Marketing digital
- Modelagem de software e design de processos
- Linguagens de shell scripting
Uma importante dica para não ser um profissional desatualizado é estar sempre atento ao que as empresas buscam. Aprimore seus conhecimentos e prepare-se de forma prática e teórica para ser o que as empresas querem que você seja. Dessa forma, você terá grande destaque num mercado cuja disputa por vagas de trabalho está aumentando significativamente, conclui Ricardo Guimarães. Atualize-se sempre!