Ricardo Guimarães destaca a lista das 25 competências mais procuradas pelas empresas, revelada pelo LinkedIn

linkedinO LinkedIn vem ganhando espaço no mundo dos negócios nos últimos tempos. Prova disso é o aumento no número de usuários e as frequentes pesquisas sobre o mercado de trabalho, destaca o empresário brasileiro Ricardo Guimarães, presidente do banco BMG. Destinada aos profissionais do mercado de trabalho, a rede social oferece possibilidades de criar conexões com pessoas importantes de áreas de atuação específicas. Além de encontrar oportunidades e possibilidades de trabalho, os usuários também podem ler e compartilhar dicas e notícias referentes ao ramo em que atuam.

A cada dia, o LinkedIn está sendo cada vez mais utilizado pelas organizações com a finalidade principal de recrutar profissionais que estão disponíveis no mercado. Recentemente a revista Exame replicou uma análise feita pela rede social das competências mais procuradas pelas empresas no ano de 2015, que é reportada pelo empresário Ricardo Guimarães, do banco BMG.

Nesta análise, o LinkedIn levantou as competências por meio das palavras-chave mais utilizadas pelos recrutadores durante 2015. As informações são oriundas de nove países, dentre eles estão Brasil, Estados Unidos e França. Como resultado da análise, a rede social chegou a uma lista com 25 competências. No Brasil, a competência mais requerida no ano foi a de análise estatística e mineração de dados, competência esta que também ocupou a segunda colocação no ranking mundial, reporta Ricardo Guimarães, do banco BMG.

Também estão super valorizados os profissionais que atuam na área de Recursos Humanos, mais especificamente com foco em benefícios e remuneração. Segundo a Exame, a busca por estes profissionais cresceu 15% em 2015, destaca Ricardo Guimarães do BMG. Os profissionais de recrutamento, por sua vez, não vivem um bom momento. Com a redução de contratações devido à instabilidade econômica do país, a busca por estes especialistas caiu cerca de 14%. Outras competências que também vem ganhando muita importância nas organizações são as de políticas públicas, retenção de talentos, ética e transparência, direito empresarial e desenvolvimento de novos negócios, reporta o executivo do banco BMG.

Elaborada pelo LinkedIn, a lista das 25 competências mais procuradas pelas empresas do Brasil merece grande destaque. Ricardo Guimarães replicou a lista na íntegra. Confira:

As 25 competências mais procuradas pelas empresas brasileiras em 2015, pelo LinkedIn:

  1. Análise estatística e mineração de dados
  2. Desenvolvimento mobile
  3. Segurança de Qualidade (QA) de software e teste de usabilidade
  4. Logística
  5. Arquitetura da web e frameworks de desenvolvimento
  6. Middleware e softwares de integração
  7. Engenharia e armazenamento de dados
  8. Segurança da informação
  9. Recursos Humanos (benefícios e compensações)
  10. Direito empresarial e governança
  11. Segurança no trabalho
  12. Design de interfaces
  13. Desenvolvimento de aplicativos para Microsoft
  14. Business Intelligence
  15. Sistema de Controle de Revisão (SCR)
  16. Recrutamento
  17. Políticas públicas e relações internacionais
  18. Engenharia de materiais
  19. Perl/Python/Ruby
  20. Desenvolvimento em Java
  21. Desenvolvimento de negócios e gestão de relacionamento
  22. Marketing em mídias sociais
  23. Marketing digital
  24. Modelagem de software e design de processos
  25. Linguagens de shell scripting

Uma importante dica para não ser um profissional desatualizado é estar sempre atento ao que as empresas buscam. Aprimore seus conhecimentos e prepare-se de forma prática e teórica para ser o que as empresas querem que você seja. Dessa forma, você terá grande destaque num mercado cuja disputa por vagas de trabalho está aumentando significativamente, conclui Ricardo Guimarães. Atualize-se sempre!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s