O atual presidente do Banco BMG, Ricardo Guimarães, informa que segundo a Serasa Experian, 1.691.652 empresas foram criadas no período de janeiro a outubro de 2015. É o maior número de empresas criadas no país desde que o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas for criado em 2010, um número 4,6% maior do que o registro feito em 2014 no mesmo período, quando 1.617.656 empresas foram criadas.
De acordo com Ricardo Guimarães, presidente do Banco BMG, a Serasa Experian comunicou que seus economistas apontam que esse aumento está ligado ao fato do grande surgimento de novos micro-empresários, que foram encorajados pelos constantes incentivos fiscais e por um menor índice de burocracia que essa natureza jurídica oferece. Outro fator importante para esse aumento foi a crescente queda no número de postos formais no mercado de trabalho devido à recessão econômica que assola o país. Esse cenário impulsiona trabalhadores desempregados a buscar recursos de forma autônoma e muitos deles recorrem a criação de micro-empresas.
O presidente do Banco BMG, Ricardo Guimarães, informou também, que segundo a Serasa Experian, o Sul foi a região que liderou o ranking percentual de nascimento de empresas nos dez primeiros meses do ano passado, com uma alta registrada em 5,1% em relação ao mesmo período de 2014. O Sudeste registrou uma alta de 5,0%, seguido pelo Nordeste com 4,9%, Norte com 2,1%, e por último a região Centro-Oeste, que teve uma alta de apenas 2,0% no período.
Em outubro do ano passado, informa o presidente do Banco BMG, Ricardo Guimarães, o estado de São Paulo pôde registrar 29,1% de todos os novos empreendimentos no mês, 49.069 empresas criadas. O estado do Rio de Janeiro ficou em segundo lugar 11,7% do total, que representa 19.714 novas empresas criadas. Minas Gerais registrou a terceira maior alta percentual no mês de outubro do ano passado, com 10,4%, número que representa 17.533 novos empreendimentos. Analisando o período integral de janeiro a outubro, o ranking continua o mesmo, com São Paulo ocupando a primeira posição, com 27,5% do número total de novas empresas criadas nesse período, seguido pelo estado do Rio de Janeiro e por Minas Gerais com 10,8%.
A Serasa Experian também divulgou a participação percentual dos setores em relação ao crescimento do número de empresas criadas, foi o que anunciou o presidente do Banco BMG, Ricardo Guimarães. Segundo a empresa, o setor responsável pela maior alta nesse número foi o setor de Serviços, que registrou 61,1% do número de empresas novas criadas. O comércio registrou 30,4% e a indústria 8,2%.
SOBRE A SERASA
A Serasa Experian é a empresa líder na América Latina quando o assunto é serviços de informações para empresas, e, para esse levantamento, Ricardo Guimarães informa que foram anotadas todas as novas empresas registradas nas juntas comerciais em todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, além de toda a consulta mensal dos CNPJs acessados pela primeira vez na base de informações da Serasa Experian.